Touros em Coleta: um benefício muito lucrativo para a propriedade

Hoje, temos cada vez mais a realização de leilões por todo país, além de uma maior oferta de reprodutores de qualidade. São inúmeras as oportunidades de compra de animais superiores geneticamente.
 
Nesse cenário, o número de inseminações artificiais (IA) e IATFs também vêm aumentando. E um ponto muito importante que será abordado neste texto, é por quê de se coletar um touro.
 
A conta é muito simples. Digamos que hoje um reprodutor geneticamente superior custe em média de 20 a 25 mil reais. Ok, mas lembre-se que em uma estação de monta este touro conseguirá cobrir apenas 30 vacas aproximadamente. Se tivermos, por exemplo, uma fazenda com 600 vacas, teoricamente, precisaríamos de mais de 20 touros. Então nosso investimento seria de 400 a 500 mil reais.
 
Considerando que estes touros ficam no plantel por um período de três ou quatro anos - pois após isso eles podem se reproduzir com as filhas -, então teríamos novamente que fazer um investimento e adquirir novos reprodutores. Ou seja, mais gastos. Em oito anos nossa conta passaria de mais de 1 milhão de reais, apenas gastos em touros. 

 
Por isso, os pecuaristas que buscam mais resultados e lucratividade para seu rebanho, investem cada vez mais na compra de apenas um touro, com valores que variam entre 40 a 50 mil, e posteriormente encaminham este reprodutor para a coleta de sêmen. Nesta conta precisaríamos de uma menor quantidade de touros para repasse, ou ficaria muito melhor para o pecuarista.
 
Para o repasse da IA em 600 vacas da mesma fazenda precisaríamos entre cinco a seis touros, considerando um índice de prenhez de 50% na IATF, e gastaríamos somente 120 mil reais para comprar os touros necessários. Uma economia de 280 a 380 mil reais na aquisição destes animais. E, no ciclo de oito anos, economizaríamos por volta de 700 mil reais.
 
Você pode estar se perguntando “mas e quanto custa para coletar em uma central?”. Bem, vamos considerar que usaremos este touro por três estações de monta consecutivas. Nesta mesma fazenda de 600 vacas teríamos, portanto, que coletar por volta de 2 mil doses. Esta quantidade coletada em um período de cinco meses, custaria por volta de R$ 6,00, ou seja, considerando 50% de prenhez na IATF, em três anos faríamos 900 bezerros com R$ 6,00 pagos na dose industrializada na Central Tairana.
 
Para o pecuarista que trabalha com números e possui o seu controle financeiro, a economia no uso de touros - seja na maximização das pastagens, no uso do sal mineral, na ração, em vermífugo e em vacinas - facilita muito o manejo da propriedade, pois diminui consideravelmente o risco por perda de clima e ambiente. E é claro que amortiza muito seu fluxo de caixa.

 

Texto escrito por:
Pedro Araújo
Gerente Técnico Comercial da Tairana
pedro@tairana.com.br 
(47) 9.9653-5786